O embarque se deu no Port Everglades. O porto de Fort Lauderdale é fantástico, muito organizado e rápido o embarque. Logo ao chegar no porto há um pessoal que pega sua bagagem e levam direto para o galpão da companhia e de lá serão colocadas no navio (em Santos, por exemplo, a pessoa precisa levar a bagagem ela mesma para o depósito). Lembre-se de deixar uma gorjeta para quem vai levar suas malas. Nós chegamos às 11:30, praticamente não havia filas e embarcamos em cerca de 20 minutos. Pra quem já conhece o embarque no porto de santos ou do rio de janeiro sabe que, mesmo embarcando em navios com capacidade menor, nesse horário há filas imensas, leva-se muito tempo pra embarcar e isso se a pessoa chegar cedo pra conseguir um bom lugar na fila.
O processo de embarque no navio é o padrão: passar pelo detector de metais, separar seu passaporte, documentação, voucher do navio e o cartão de crédito internacional para débito das despesas à bordo. Uma vez à bordo o processo é o mesmo que aqui no Brasil: as cabines são liberadas por volta das 13hs. Lembrem-se de não despachar documentos ou algo que vão precisar na bagagem pois ela é entregue somente após a liberação das cabines e vai chegando aos poucos, sendo a preferência de entrega começando pelas suítes. Já soubemos de casos onde o hospede deixou passaporte e documentos na mala e teve o maior trabalho pra conseguir embarcar. O ideal é levar consigo uma bolsa ou mala de mão, pra levar todos os documentos e objetos de uso pessoal.
Na companhia que viajamos se o hóspede é fiel ele sobe de status. Nós conseguimos o status platinum, totalizando até esse momento 5 cruzeiros e 42 noites à bordo só com essa companhia. Cada status oferece uma série de benefícios, como drinks gratuitos, descontos, prioridade no embarque, eventos privados, sala de espera, café da manhã na sala de embarque, etc. Quanto maior o status, melhores os benefícios. A gente conquistou esse status e ficamos muito contentes.
Foto: cruiseline.com |
A saída do navio acontece bem no pôr-do-sol, prepare sua câmera. O navio passa pela praia de Miami Beach e é possível ver muitos navios, pois tanto Fort quando Miami são o point dos navios de cruzeiro.
Alguns amigos nos perguntam se não é monótono fazer um cruzeiro. Bem, eles não sabem o que estão perdendo. Vamos tomar por base um navio mais simples dessa companhia e listar tudo o que está incluído na tarifa: além de a pessoa estar num navio que é um verdadeiro resort (quiçá ainda melhor), com todas as refeições, bebidas não alcóolicas inclusas 24hs, (com exceção de refrigerante), conta com piscinas para adultos e crianças, jacuzzis, academia, cinema, dezenas de bares, shows no teatro todas as noites, karaokê, aulas de dança, gincanas, parede de escalada, quadra de esportes, pista de jogging, corrida, diversas atividades preparadas pela equipe de animação, todos os dias, atividades exclusivas para crianças e adolescentes além de uma espécie de creche gratuita onde é possível deixar seus filhos com profissionais altamente capacitados enquanto os pais aproveitam tudo isso. Além das atividades pagas: casino, spa, internet, sala de jogos arcade, etc. Sem contar que a maioria dos cruzeiros faz escala em pelo menos 2 lugares. Ou seja, é humanamente impossível fazer tudo o que nos preparam à bordo. Ó hóspede participa e faz o que deseja ou simplesmente relaxa e não faz nada, mas monotonia é algo que uma pessoa dificilmente vai encontrar á bordo.
Para não perder nada disso, todas as cias entregam na sua cabine um jornal (algumas cias entregam em português), informando todas as atividades do dia, traje a ser utilizado, temperatura, em caso de desembarque num porto de escala a cia dá dicas sobre o local, etc. Com esse jornalzinho o hóspede não perde nada.
Vamos tratar de algumas curiosidades, como a Noite do Comandante. Varias cias em cruzeiros de 4 noites ou mais, possuem essa noite de gala, onde utiliza-se um traje formal, o comandante recepciona e da as boas vindas aos hospedes, esses por sua vez podem tirar fotos com o comandante. É oferecido drinques gratuitos aos hospedes, sendo mais tradicional um espumante brut e em cruzeiros de luxo o champanhe. Quando fazemos cruzeiros na Brasil notamos que muita gente aceita uma taça, toma apenas um golinho e deixa a taça praticamente cheia. A gente ficava com muito dó disso. Mas isso tem uma explicação e aqui fica uma dica importante: a maioria dos brasileiros está acostumado a beber espumante doce, vinho doce e no navio o espumante brut ou champanhe são secos, sem açúcar. Se está indo pela 1° vez tenha isso em mente ao aceitar uma taça desse espumante.
Pra quem gosta, como nós, de simplesmente sentar e relaxar apreciando o mar, existem várias partes tranquilas do navio. Leve seu drinque ou sua bebida preferidas e relaxe ao sabor do oceano.
Em todos os navios há o jantar no restaurante principal, o restaurante formal, servido à francesa. Algumas pessoas não vão nesse restaurante acreditando se tratar de um local pago, mas o jantar no restaurante principal está incluso na tarifa. A maioria das cias coloca no seu cartão de embarque o nome do restaurante e o horário em que o jantar será servido. É um dos momentos mais tradicionais de um cruzeiro, o jantar é servido todas as noites e vale a pena participar pois a comida é um espetáculo. A gastronomia em geral, desde o lanche mais simples até o prato mais elaborado é tudo muito bem feito, preparado por chefs. Mas, o restaurante principal, à noite, é uma experiência à parte. Recomendamos aos cruzeiristas viajarem com mente aberta, pois a comida é diferente da que esta acostumado a comer todos os dias, a culinária é internacional. Se a pessoa for viajar esperando comer a mesma comidinha de casa ou do Brasil, provavelmente irá se decepcionar. Viaje com a mente aberta pra saborear pratos diferentes, porém, saborosíssimos.
Estamos num dos decks das cabines, o deck 12. Existem vários tipos de cabine num navio: geralmente a mais barata é a cabine interna, sem janela, em seguida a cabine externa, com janela, a cabine com varanda e as suítes, que possuem variações, desde suítes simples até as mais luxuosas. E fica a nossa dica: pra quem só puder comprar uma cabine interna, fique tranquilo, pois a ultima coisa que a pessoa vai fazer é ficar na cabine. Ela só vai pra cabine pra tomar seu banho, se arrumar e dormir. A janela não faz falta e até ajuda no soninho. Quem quiser, por exemplo, tirar um cochilo à tarde, aquele escurinho vai ser perfeito. Mas, quem puder comprar uma cabine com varanda ou suíte, vale muito a pena, e é altamente recomendado! Principalmente pra quem vai a dois, curtir um cruzeirinho romântico, rola um clima aí, tomar um café na varanda, um drinque apreciando o mar... Já as suítes geralmente possuem banheira, hidromassagem e o serviço das suítes é diferenciado das cabines internas e até mesmo das cabines com varanda. Essas cabines já possuem um atendimento excelente, mas o atendimento das suítes consegue ser, por incrível que pareça, ainda melhor. É uma experiência impar.
O próximo blog vai contar um pouco da nossa 1° escala em Labadee, no Haiti, uma ilha privada, exclusiva para os hóspedes da cia. Até o próximo capítulo Cruzeiro Maníacos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário